31 maio 2013

Dicas de Maquiagem: Base

Oi lindonas!!!

          Desculpa a demora em postar, mas ando cheia de coisas para fazer... trabalhos do meu curso, adesivos, enfim..!

          Mas vim falar de como escolher a base certa para o seu tipo de pele e o tom ideal pra você. Acho que escolher o tom da base é uma das coisas mais complicadas de fazer.

          Mas como escolher a base ideal?  Encontrar a base perfeita é o sonho de muitas, mas quase impossível, pois cada pele tem uma cor e necessidade diferente. O importante é testar!!! Seja a base do provador na farmácia, a base de suas amigas, de qualquer forma e seja qual for e independente da cor EXPERIMENTE. Sinta a textura de cada uma, veja a cobertura, durabilidade, procure por uma que você se sinta confortável.
Jamais compre uma base sem que você possa testá-la antes. o pior erro é comprar a base na loja e achar que está ótima. O ideal é experimentar, ir para casa e observar como a base se comporta depois de 2 horas, 3 horas, coloque música para dançar, e veja como a base se comporta caso você venha a suar (como se estivesse numa balada).
Na hora de escolher a base ideal, ela tem que ser ideal para você! E para isso vale a pena se fazer umas perguntinhas: O que eu procuro numa base? Lembrando que não existe base perfeita, todas as bases tem pontos fortes e pontos fracos. Aqui abaixo tem algumas coisas que se pode esperar de uma base, assim você pode enumerar alguns por ordem de relevância, assim fica mais fácil escolher.

  • Controle de oleosidade/brilho
  • Hidratação
  • Antiidade
  • Alta durabilidade
  • Baixa transferência
  • Cobertura baixa, média ou alta
  • Acabamento matte/brilho/acetinado
  • Base com FPS
  • Base compacta/líquida/cremosa

 Qual melhor acabamento?

          Testando as bases você irá conhecendo o acabamento de cada uma.

Matte ou opaca: base sem brilho, ou glow. Acabamento mais pesasdo.
Semi-matte: quase opaca. Acabamento menos pesado que a opaca.
Acetinada: tem brilho discreto, tem mais aparência de pele mesmo.
Sheer: acabamento fino, pouca cobertura. Geralmente é usado para uniformizar o tom da pele e não para corrigir imperfeições.

E o tipo de pele?

          Nas peles secas

          Procure bases Sheers ou acetinados. Bases líquidas ou cremosas costumam cuidar melhor da pele seca porque algumas além de cobrir hidratam a pele. Além disso, bases em pó tendem a ressecar a pele. Se você quer uma base compacta, aposte na base em creme e fique longe das em pó.

          Nas peles normais

          Pode usar qualquer tipo de base. Daí vai do que você prefere para o dia a dia, duração, hidratação, antiidade.

          Nas peles mistas ou oleosas
 
          Opte por acabamentos matte ou semi-matte, e use sempre base livre de óleo (oil free).
 
          E quanto a cobertura da base?
 
          Muitas pessoas pensam que uma base de alta cobertura vai deixar a maquiagem linda. Com base nisso, acabamos usando uma cobertura maior do que a necessária, é interessante saber que quanto maior a cobertura da base mais artificial vai parecer, mas que pode ser usado para fotos, balada a noite, mas no dia a dia o ideal é usar uma base que vá melhorar a aparência da pele, sem ter que deixa-la perfeita, assim vai parecer que você nem está usando base.
 
          Se você é daquelas que tem uma pele quase perfeitinha, o ideal é usar base bem fluida e de baixa cobertura, aposte em hidratante com cor, bb cream.
          E se você tem algumas manchinhas na pele ou imperfeições aposte numa base de cobertura média e use um bom corretivo, assim você disfarça onde realmente está o probleminha e não no rosto inteiro.
          E se você tem cicatrizes e imperfeições na pele, aposte em base de cobertura média-alta e combine com um bom corretivo. No mercado existem bases que cobre bastante sem deixar a pele com aspecto artificial, neste caso vale a pena investir numa BOA base.
 
          Agora que você está munido (a) de informações, vá a caça da sua base ideal, e não se desespere caso não encontre logo nas primeiras semanas ou meses. Eu mesma ainda não encontrei minha base ideal, mas no momento uso a base da Vult Cosmética e ela supre o que espero dela.
 
          É isso ai lindonas! Espero que tenham gostado do post, e espero que encontre a sua base ideal!
 
          Bjos e até o próximo post!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário